segunda-feira, 8 de abril de 2013

10 coisas que você (provavelmente) não sabe sobre o Superman

Em comemoração aos 75 anos do nascimento do primeiro super-herói dos quadrinhos, um guia de 10 curiosidade sobre o Superman

Superman e Clark Kent têm aniversários diferentes

001Há muitas versões para o aniversário do Superman. Algumas histórias dizem que o foguete em que o Superman chegou na Terra pousou no dia 29 de fevereiro. Em uma história do Geoff Johns, esta data seria 01 de dezembro. Já na série televisiva Smallville esta fato acontece no início de maio (Ok, Smallville não conta.).
Porém, lá no final dos anos 50, quando começou a Era de Prata dos quadrinhos e a DC fez o seu primeiro reboot, uma conta diferente foi mostrada e, até hoje, é a mais aceita pelos fãs.
De acordo com a Action Comics # 241, de 1958, o Último Filho de Krypton realmente reconheceu dois aniversários: como Superman, ele comemorou o dia em que desembarcou na Terra (10 de junho), como Clark, ele comemorou o dia em que foi adotado pela família Kent (disse mais tarde ser 18 de junho). Estas são as datas de nascimento do Homem de Aço em quadrinhos que foi publicado em junho de 1938. 18 de junho, porque é o aniversário de Bud Collyer, o primeiro ator a interpretar o Superman, trazendo-o à vida em desenhos animados e no rádio.



Kryptonita não é sua única fraqueza

2Acho que todo mundo sabe que o Superman se borra todo por causa de uma pedrinha verde chamada kryptonita. Este minério radioativo é o que sobrou de seu planeta natal, ele interrompe a energia solar no corpo de Clark, envenenando-o no processo.
Ao longo dos anos, outros tipos de Kryptonita tiveram efeitos diferentes sobre Kal-El, todos negativos. Mas esta não é a única fraqueza.
Superman tem enfrentado muitos inimigos estranhos e alienígenas, cuja força rival tem sido capaz de prejudicá-lo através da porrada.
Visto que ele extrai sua energia de um sol amarelo, a radiação de um sol vermelho (como o que Krypton orbitava) imediatamente rouba o poder do Superman.
Além disso, Clark também vive em uma realidade onde a magia é muito real e ele aprendeu que simplesmente ser um alienígena não oferece nenhuma proteção especial contra feitiçaria. Na verdade, as energias de magia caótica interrompem seu campo de força, os demônios, vampiros, lobisomens e outras criaturas sobrenaturais que existem no Universo DC podem ferir o Superman e fazê-lo sangrar, se ele lhes permitir chegar perto o suficiente.

Ele nem sempre amou Lois Lane

3Por muitos anos, Clark tem perseguido a repórter Lois Lane e na década de 1990 eles finalmente se casaram. No reboot da DC, eles deixarão de ser casados ou mesmo namorados. Mas eles ficando juntos ou não, vale a pena notar que Lois nunca foi a primeira a fisgar o coração do Homem de Aço.
No colégio, Clark tinha sentimentos profundos por sua melhor amiga, Lana Lang, personagem esta que era o foco principal na série de TV Smallville.
Quando adolescente, Clark também tinha uma queda por Saturn Girl, uma super-heroina adolescente do futuro que viaja no tempo. Na faculdade, ele namorou seriamente uma garota chamada Lori Lemaris que acabou se revelando uma sereia de Atlântida.
Durante uma aventura de viagem no tempo ao passado de Krypton, Superman se envolveu com Lyla Lerrol, uma famosa atriz de Krypton. E por um tempo, o Último Filho de Krypton tinha uma queda pela Mulher Maravilha (E quem não tem?).

Superman é um viajante do tempo

4Quando ainda era um adolescente, Clark foi visitado pela Legião dos Super-Heróis, uma equipe de super-adolescentes do século 30 que tinha sido inspirada por feitos do Superman. Vendo que ele estava desesperado por uma chance de sair com as crianças que eram mais parecidas com ele, a Legião regularmente levou Clark para o futuro distante para se juntar a eles em aventuras.
Sempre que Clark voltou para casa, parte de suas memórias foram embaçadas para que ele não pudesse alterar o seu próprio futuro. Essas viagens com a LSH ensinou Superman a se tornar um herói e são partes da razão por ele desenvolver uma visão otimista da raça humana. Ele sabia que a Terra deveria ser protegida e valorizada, visto que alcançaria mais 1000 anos, por baixo.

Nem sempre foi o “american way”.

5Originalmente, a frase de efeito do Superman era “o campeão dos oprimidos” e dizia que ele era dedicado à “verdade e justiça.” E era isso.
A frase “e o Jeito Americano” foi adicionada apenas quando os Estados Unidos da América ingressaram na Segunda Guerra Mundial.
Verdade, justiça e o Jeito Americano” foi proferida primeiro em transmissões de rádio da época.
A frase, mais tarde, se tornou uma peça icônica de identidade do Super-Homem na década de 1950, quando era mencionada durante a introdução da popular série de TV estrelada por George Reeves.

O “S” não é só de Superman

6A explicação do símbolo do Superman mudou algumas vezes. Durante décadas, as histórias em quadrinhos simplesmente diziam que era nada mais do que um monograma estilizado desenhado por Clark e seus pais adotivos, algo que eles pensaram juntos depois de decidir sobre o seu novo apelido.
Em 1978 na longa-metragem Superman: The Movie, foi dito que o S-escudo era realmente um glifo kryptoniano que serviu como um selo da família para a Casa de El. Mais tarde, a série de TV e adaptações animadas seguiram essa explicação.
Finalmente, em 2003, os quadrinhos seguiram o exemplo e a história Superman: Legado das Estrelas (Superman: Birthright no original) revelou que o símbolo foi de fato um brasão da família e, segundo o escritor Mark Waid, também foi um símbolo kryptoniano que também significa “esperança“. Superman decidiu usá-lo e sua semelhança com a letra S, junto com suas incriveis habilidades sobrehumanas, inspirou a repórter Lois Lane a chamá-lo de Superman.

Clark Kent e Superman já foram vistos juntos

7O Universo DC tem heróis com habilidades diversas. Certa vez, um amigo do Superman que tem a habilidade de mudar de forma que se disfarçou como Clark Kent, permitindo que o repórter famoso e o Homem de Aço pudessem ser vistos e fotografados juntos.
Em outras aventuras, Superman tem um robô disfarçado como um dos seus alter egos, novamente permitindo que Clark Kent e o Homem do Amanhã possam ser vistos em interação.
Então, para o público em geral, eles são amigos que simplesmente carregam uma grande semelhança entre si. Uma vez que Superman não usa máscara, as pessoas tendem a não pensar que ele poderia ter uma identidade secreta.

Não são apenas os óculos

8O disfarce de Clark não é tão simples como lamber os cabelos para trás e colocar um par de óculos. Comics diferentes ao longo de décadas têm demonstrado que o Homem de Aço usa vários truques sutis, simultaneamente, para manter uma dupla identidade.
As lentes de seus óculos são ligeiramente matizadas, mudando o tom de seus olhos.
Graças ao incrível controle sobre seus músculos (que também lhe permite com segurança apertar as mãos das pessoas, apesar de sua super-força), Superman realmente se dá uma voz diferente quando ele está como Clark Kent.
Por mais que tenha cabelo lambido e vista-se desajustadamente, Clark dá uma impressão diferente de seu corpo. E por ter estudado algumas técnicas de atuação, ele completa o disfarce, empregando uma linguagem corporal muito diferente como Clark.

Ele não foi sempre capaz de voar

9Quando Superman apareceu pela primeira vez em 1938, a revista disse que ele era incrivelmente forte, capaz de suportar qualquer coisa menos do que um anti-tanque, e era capaz de saltar 1/8 de uma milha (cerca de 200 metros). E era isso! Ele saltava, não voava.
Sua habilidade de voar apareceu pela primeira vez na série de rádio e seus cartuns originais. Nos quadrinhos, ele oficialmente ganhou a habilidade de voar em 1941, quase dois anos depois de sua primeira história.
Desde sua criação, ele tem ganhado novas habilidades, bem como perdeu algumas também. Hoje, o seu arsenal inclui visão de calor, incrível força/resistência, sentidos melhorados, visão de raio-X, respiração ártica (também conhecida como “sopro de gelo”), super-velocidade (incluindo o tempo de reação), aumento de cura quase completa do corpo, controle muscular, e um campo de força na pele que faz dele invulnerável à maioria das formas de dano.

Ele não nasceu Super

10O poder do Superman não é ilimitado. Na maioria das versões da origem do Superman, o povo de Krypton foi impotente enquanto caminhava em seu planeta, que orbitava um sol vermelho. Mas sob o sol amarelo da Terra, células de um kryptoniano conseguem absorver e converter os raios solares em energia incrível.
Quando Clark Kent foi crescendo, ele tornava-se mais poderoso, pois seu corpo era capaz de armazenar mais energia solar e convertê-lo de forma mais eficaz. Já adulto, isso o tornou incrivelmente resistente e invulnerável às mais poderosas armas da Terra, seja porque a energia solar endurece sua pele e músculos, ou porque ela cria um campo de força na pele (a explicação mudou trolhentas vezes).
Mas nada disso faz com que ele seja invencível. Se ele vai para outro planeta onde não há sol amarelo, ele vai lentamente perdendo os poderes. E se ele está na Terra, mas lutando em pleno vigor, sem descanso, ele pode começar a usar a energia mais rápido do que seu corpo pode convertê-la, ou seja, seus poderes ficam progressivamente mais fracos e seu corpo torna-se mais vulneráveel ​​a danos físicos. Apocalypse que o diga!
 
Artigo original do site Newsarama.

Nenhum comentário: