domingo, 12 de maio de 2013

X-MEN e NOVOS TITÃS: “Quem se atreve a invocar a FÊNIX NEGRA? – Eu, DARKSEID”!

Resenha de Marvel and DC Presents: The Uncanny X-Men and The New Teen Titans de Chris Claremont (roteiro), Walt Simonson (desenhos) e Terry Austin (arte-final).
Por Rodrigo Garrit
X-MEN criados por Stan Lee e Jack Kirby.
NOVOS TITÃS criados por Marv Wolfman e George Pérez.
NOVOS DEUSES criados por Jack Kirby.
Contém spoilers revelações sobre a história.
NTTX-Men
Muralha da Fonte está localizada próxima ao fim de todas as coisas, onde o universo físico se mescla aos domínios da imaginação. Nos limites desse lugar, Darkseid eMetron iniciam seus planos a partir de uma pequena troca favores. O senhor de Apokolips fornece a Metron os meios para adentrar a Muralha, e este lhe oferece um dispositivo capaz de absorver resquícios psiônicos de energia.
Na Terra, mais precisamente na Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier, seus pupilos têm sonhos intranquilos, e Scott Summers também conhecido como Ciclope tem uma experiência bem real com sua falecida namorada Jean Grey.
Longe dali, na Torre Titã, a jovem Ravena também sonha… e em seus pesadelos, ela vê seu Ego Espiritual ser devorado por um imponente pássaro flamejante. Ao mesmo tempo, Slade Wilson, o Exterminador, que no momento está a serviço da Intergangue, coloca em prática os planos de seu sombrio empregador, usando o dispositivo de Metron nos lugares onde Jean Grey manifestou a Força Fênix, absorvendo dali energias residuais deixadas por ela e coletando-as com a finalidade de nada menos que ressuscitar a Fênix Negra e usar seu poder para transformar a Terra em um segundo Apokolips.
Esses eventos interligados irão forjar uma aliança entre os X-Men e os Titãs, mas mesmo esses  “X-Titãs” serão capazes de conter o poderio de Darkseid somado ao da terrível Fênix Negra?
Clique para ampliar!
Darkseid… o monstro se mantém sob controle tão rígido que nem mesmo uma partícula emotiva escapa dele! Sua alma é um vácuo negro, seu poder… sua força… são incalculáveis”! –Ravena
Esse é um clássico eterno para qualquer fã de quadrinhos que se preze, publicado nos EUA em 1982, quando na mesma época a DC e a Marvel também produziram encontros entre Batman e Hulk e Homem Aranha e Superman. X-Men e Novos Titãs foi publicado por aqui pela Editora Abril em Grandes Encontros Marvel e DC #2 e Grandes Heróis Marvel (primeira série) # 9.
Feito numa época mais inocente, mas nem por isso carente de qualidade, ele pode ser considerado um crossover entre os X-Men, Novos Titãs e os Novos Deuses, dada a importância dos personagens na trama. A história se passa numa realidade onde os personagens do Universo Marvel e DC convivem normalmente, (na assim chamada “Terra Crossover“) sem a necessidade de viagens entre mundos para que eles se encontrem. Todos se conhecem, ou pelo menos já ouviram falar uns dos outros. Isso simplifica a história de tal maneira que até mesmo resta espaço para que uma boa história seja contada, sem a necessidade da criação de subterfúgios mirabolantes para explicar a presença de um no universo de outro. Os eventos mostrados obviamente não influenciam a cronologia normal das partes e quando a última página é lida e fechada, esse universo mesclado volta para o seu lugar nos confins da imaginação e a Marvel e DC seguem seus caminhos distintos e independentes.
Clique para ampliar!
“Os adultos me negam, mas as crianças me conhecem pelo que eu sou! Isso torna os inocentes perigosos para mim”! - Darkseid
Os autores souberam usar muito bem as semelhanças entre os personagens, e os colocaram lado a lado para evidenciá-las de forma bem nítida, para delírio dos fãs entusiastas. E não falo apenas das semelhanças óbvias como a dos blindados Colossus e Ciborgue… eles levaram isso bem mais além, insinuando um clima romântico entre Mutano e Kitty Pryde, os mais jovens de cada equipe, o que deixou Colossus com ciúmes pelo tempo que levou para Estelar lhe aplicar um beijo de língua a fim de aprender o idioma russo…
Até mesmo o uso de Gar Logan, o Mutano e Wolverine tentando farejar juntos os inimigos não foi desperdiçado.
“Ameaças cósmicas estão fora de nossa capacidade de ação, Kory! Talvez seja melhor contatar a Liga da Justiça ou os Vingadores”! – Robin
Foi muito inteligente o uso das mitologias das editoras para chegar a um denominador comum que fizesse sentido dentro da trama. O melhor exemplo disso foi o fato da Estelar já conhecer a ameaça da Fênix, uma vez que sendo um perigo universal, os rumores sobre sua existência se espalharam rapidamente pelo cosmos, e a própria Lilandra doImpério Shiar contatou o Povo da Cidadela entre outros impérios galácticos para avisar sobre a criatura. Tendo sido escrava da cidadela, Koriander conhecia bem o nível de catástrofe relacionado a Fênix.
Clique para ampliar!
O Exterminador entrou na história como o clássico inimigo dos Titãs, mas também foi bem utilizado comandando a Intergangue, que nada mais é do que uma facção dos asseclas de Darkseid na Terra e não demorou para que ele comandasse sua própria horda de parademônios.
“Você é atormentada por um mal que se rivaliza ao meu! Não pode me conter, Ravena! Nós somos muito semelhantes… quase como irmãs”! – Fênix Negra
Também foi interessante verCharles Xavier desfrutando daPoltrona Mobius de Metron… ampliando seus poderes e integrando sua telepatia aos poderes empáticos de Ravena, fazendo deles alguns dos componentes mais poderosos e decisivos para o desfecho.
Mas se por um lado as semelhanças foram evidenciadas, as diferenças também não deixaram de ter sua vez, embora é claro, não com todo o desenvolvimento que mereciam pela óbvia falta de espaço e até para que não comprometesse o ritmo da história, mas tivemos alguns vislumbres épicos de batalhas entre Wolverine e o Exterminador e da Fênix Negra contra Estelar, por exemplo.
3
“Corta o papo furado e arranja uma cerveja bem gelada, elfo. Salvar o mundo dá muita sede”! – Wolverine
Walt Simonson estava em plena forma, desenhando com muito vigor e não deixando nada a dever  aos artistas em evidência na época, George Pérez em Novos Titãs e John Byrne em X-men. Somando isso a um roteiro que leva a história a um patamar épico, usando o que de melhor havia a se oferecer dentro das duas franquias, o que temos é um item de colecionador obrigatório para todos os fãs de super-heróis.
A Fênix Negra e Darkseid no traço de John Byrne. Clique para ampliar!
Fonte: http://www.actionsecomics.net/2013/04/x-men-e-novos-titas-quem-se-atreve.html

Nenhum comentário: