terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Super-Homem e seu passado



[ por Everton Santos ]

Bom dia pessoal, hoje trago para vocês um pouco sobre a origem do meu super-herói favorito, oque alguns não sabem são as intimas ligações dele com Nietzsche, Super Homem é o termo originado do alemão Übermensch, descrito no livro Assim Falou Zaratustra, e a 1º aparição em uma publicação de 1933. O primeiro personagem Super-homem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster era um vilão. No HQ The Reign of the Super-Man (O Reino do Superman) ele era mal e careca e pretendia conquistar o mundo, conhecidencia com Lex Luthor ?. A história não fez sucesso e para nossa sorte e logo mudaram o rumo do personagem


Voltando a Nietzsche, o ser humano superior não deveria se unir a outro ser humano que não fosse igualmente superior. Em sua visão, o amor é impedimento ao bom senso e o homem não deveria tomar decisões que afetem sua vida, em momentos de paixão, notamos isso na relação de Clark e Lois Lane, quando Kal-El troca seus podes para viver o amor e acaba tendo problemas em uma lancheria ao tentar defender Lois e depois quando Zod chega a terra. 



A característica dominante do super homem de Nietzsche seria o amor à luta e ao perigo, deixando a felicidade para a maioria, os meros humanos normais, pois ao super homem caberia o dever de elevar-se além dos limites estabelecidos pela normalidade.

Nenhum comentário: